O e-mail marketing morreu, mas passa bem, obrigado. Se você tem um e-commerce e ainda não faz vendas por e-mail, este conteúdo é todo seu.
Vamos falar da força do e-mail marketing para e-commerce, vantagens e melhores práticas para ter campanhas de sucesso.
Curtiu? Então leia até o fim para se tornar um expert em vendas por e-mail.
Quem lê e-mails hoje em dia?
Muita gente. Saiba que a cada dia são disparados 144,8 bilhões de e-mails no mundo inteiro Isso dá em média 20 e-mails para cada habitante do planeta!
Se ninguém estivesse abrindo, lendo e clicando nestas mensagens, você acha que empresas como Walmart, Amazon, Americanas, Magalu e tantas outras seguiriam com a estratégia?
Assim como a TV não matou o rádio e a internet não matou a TV, o whatsapp não matou nosso bom e velho e-mail marketing.
Na verdade, as pessoas tendem a escolher o e-mail para receberem contato das marcas. De acordo com uma pesquisa da MarketingSherpa cerca de 72% das pessoas escolhem este como o melhor canal de contato com as marcas
O segredo para ter sucesso é criar uma estratégia de e-mail marketing do seu e-commerce que funcione. Isso você verá a seguir.
O e-mail é rentável?
É elementar meu caro leitor. As gigantes do e-commerce mundial usam o canal para captar e manter clientes desde os primórdios da internet. Uma pesquisa de 2019 mostra que a abertura de e-mails num panorama geral cresceu 30% nos dispositivos móveis e a tendência é manter o ritmo.
Speaking in Numbers
Se você já tem um e-commerce e investe em marketing digital sabe que dentre as milhares de siglas que inundam esse meio, existe uma com apenas 3 letrinhas que fazem o olhinho brilhar, o ROI.
Trata-se do Retorno Sobre o Investimento, isto é, uma continha básica capaz de dizer se você está ganhando dinheiro ou pagado para trabalhar.
Se é você é fã do ROI (que nem a gente), vai gostar de saber que para cada 1 dólar investido em e-mail marketing o retorno médio é de 38x. Isso mesmo, 38 bidens para cada um gasto.
Essa média de retorno é a maior entre os principais canais de mídia usados por marcas de diversos e-commerce ao redor do mundo.
Se você acha que o Tráfego Pago faz milagre, espere até ver uma estratégia bem montada de e-mail marketing para e-commerce em ação!
Aumento da Base de Clientes
Com uma estratégia de relacionamento constante por e-mail diversas marcas conseguem escalar a base de clientes num médio a longo prazo.
Além disso, esta base tende a se tornar mais aquecida, uma vez que passa a receber com frequência suas ofertas, dicas e conteúdo de qualidade.
Aumento da Venda de Produtos
Já ouviu aquela frase clássica do marketing: “Manter um cliente custa menos do que conquistar um novo”? É a mais pura verdade.
Manter um cliente ativo e comprando de você é a estratégia mais rentável. Isso acontece por que as fases de quebra de objeção e confiança na marca já foram superadas, ou seja, você não precisa dizer para este público que sua marca é de verdade, que o produto vai chegar no prazo, porque ele já comprou de você.
Aumento da Receita
Se tem mais vendas, tem mais receita. Quem não quer isso? O e-mail marketing no e-commerce tem um papel estratégico nesta e nas etapas acima.
Seus clientes vão mais produtos e mais vezes da sua marca. E este é um cenário muito saudável já que clientes satisfeitos costumam indicar a sua loja para outras pessoas.
3 passos para criara uma estratégia de e-mail marketing para e-commerce
Agora que você já sabe que o e-mail marketing segue vivo e bem, gerando retornos financeiros incríveis e fidelizando clientes, é hora de planejar o uso desta mídia a favor da sua loja virtual.
Então confira a seguir as 3 etapas para estruturar tudo direitinho.
1 – Captação de Leads
Talvez não tenha ficado claro, mas para uma estratégia de e-mails poderosa é preciso ter leads. Sim, muitos leads! Quanto mais, melhor.
Mas se você não sabe o que é lead, aqui vai um intensivão. Todo mundo que vê o seu site, visita um produto ou mesmo a home page é chamado de visitante. Isso porque não é possível identificar esse visitante.
Você abre o Google Analytics e observa que 1000 pessoas visitaram sua loja online ontem. Mas quem são essas pessoas?
Quando estes visitantes realizam um cadastro no seu e-commerce você recebe os dados dele. Geralmente nome, e-mail e telefone. Pois este é o seu Lead. É o passo seguinte ao visitante e anterior ao cliente.
Para ficar mais claro:
No funil de vendas identificamos as etapas de conversão. No topo, os visitantes. No meio, leads e oportunidades (possíveis clientes) e no fim, os clientes.
Então o primeiro passo é gerar leads. Para isso você pode dar uma olhada em Como Gerar Mais Leads?
Mas de cara você pode seguir estas 3 dicas:
1.1 – Usar pop ups
São aquelas janelinhas que aparecem do nada. Se bem utilizadas, elas podem se transformar em excelentes armas para captar leads em seu e-commerce. Quer ver como usá-las? Veja o que é pop up e como usá-las para gerar leads
1.2 – Ajuste as promoções
Transforme a maneira como você lança promoções no e-commerce. Acrescente a condição de se cadastrar na loja ou use uma landing page para captar mais participantes da sua promoção.
1.3 – Faça ações de captação de leads
Crie uma newsletter da sua loja oferecendo dicas e conteúdos relacionados ao universo dos seus produtos para captar mais e-mails de visitantes. Fora isso não deixe de ativar um cupom de boas vindas, que chega no e-mail após o cadastro. Assim você oferece uma boa condição para uma primeira compra logo de cara.
2 – Segmente seus Leads
11 em cada 10 especialistas em inbound marketing recomendam a segmentação e personalização das ações com e-mails para ter mais resultados.
Depois de transformar o máximo de visitantes em leads, é preciso fazer o trabalho de separá-los em caixinhas. Afinal, estamos falando de pessoas que possuem características em comum, no entanto o momento de compra de cada um é diferente.
2.1 – Segmente pelo Perfil
É inteligente supor que todas os leads possuem um interesse em comum. Seus produtos e o que eles podem proporcionar. Mas, o perfil de cada consumidor deve ser levado em conta no momento de manter contato.
Sendo assim você pode enviar e-mails específicos para quem prefere produtos mais caros. E também separar os leads que sempre compram em promoções. Para estes últimos reserve apenas o envio de e-mails com promoções e ofertas agressivas.
Já os leads com interesse em produtos de maior valor, foque na exclusividade, qualidade e vantagens de ter seus produtos. Nem sempre o cupom de desconto será a melhor escolha.
2.2 – Segmente pelo Interesse
Dá para medir isso com um termômetro chamado evento de conversão. Quem se cadastrou para receber a newsletter está em um momento mais distante de comprar na sua loja do que as pessoas que se converteram para receber o cupom de primeira compra, não acha?
Então a comunicação com cada um deles dever ser diferente. Enquanto os leads da newsletter esperam receber mais conteúdo, os outros do cupom primeira compra, esperam ver mais opções de produtos além de sua recompensa, o cupom em si.
Personalize os e-mails de acordo com o nível de interesse em comprar ou não na sua loja virtual
2.3 – Segmente por Localização
Com um país de proporções continentais é muito comum que divers e-commerces realizem ações para algumas regiões onde possuem uma vantagem logística.
Se esta é a sua realidade, por que não tirar proveito disso? Separe apenas os leads que estão na região onde sua loja entrega mais rápido. Ou onde o frete é grátis.
Crie e-mails com ofertas apenas para estes leads e boas vendas.
2.4 – Use a linguagem certa
Em cada uma destas possibilidades de segmentação em sua base de leads, é preciso se atentar para a linguagem e ganchos utilizados nos e-mails.
É preciso adequar a mensagem ao receptor para ter uma comunicação eficiente e convincente. Você está tentando vender por e-mail, então escrever bem é indispensável.
Conte com profissionais de copywriting para te auxiliar.
3 – E-mails obrigatórios para E-commerce
Já captamos e segmentamos a base de leads, hora de focar nos e-mails. Antes de mais nada, para implementar uma estratégia destas você vai precisar de uma ferramenta de gestão de leads e automação de marketing.
Não é segredo que somos uma agência parceira e premiada pela RD Station e recomendamos a ferramenta como uma solução completa para o Inbound Marketing de qualquer empresa.
Com ela você poderá criar todas as ações que mencionamos aqui e muitas outras. Se você vai começar do zero escolha o plano light que oferece um monte de soluções e custa baratinho.
Mas voltando aos e-mails que não podem faltar em uma estratégia de vendas para e-commerce destacamos:
3.1 – Recuperação de Carrinhos Abandonados
Uma das senão a maior dor de cabeça de quem empreende e tem um e-commerce é o danado do carrinho abandonado. Um santo remédio para isso é o e-mail marketing.
Com o RD Station ou outra ferramenta de automação de marketing, é possível automatizar e-mails com o propósito de trazer os leads de volta pro site para finalizar a compra.
Se sua plataforma de e-commerce pode até oferecer este recurso, mas possivelmente não consiga o nível de personalização e eficiência de entrega de plataformas especializadas em e-mail marketing
Uma dica é oferecer algum empurrãozinho extra para o lead fechar a compra como cupom de frete grátis, por exemplo.
3.2 – Ofertas Exclusivas
Lembra da segmentações acima? Você pode combiná-las para ter ainda mais poder de convencer os leads com as ofertas certas.
Também dá para selecionar produtos de acordo com o perfil dos leads. Que tal oferecer o produto que está em oferta para quem está sempre comprando ele com preço cheio?
Se a oferta chega no momento ideal, a chance de compra é bem maior.
3.3 – Antecipação e Exclusividade
Torne a experiência dos leads com sua loja virtual ainda mais exclusiva.
Envie no e-mail de quem se cadastrou na landing page ou formulário da promoção um acesso antecipado à loja. Outra ideia é dar um spoiler do que estará em oferta somente para quem está em sua base de leads, antes de divulgar em outras redes.
Com isso sua base ficará ainda mais aquecida e engajada nas próximas ações.
Como saber se o e-mail Marketing está funcionando?
Existem algumas métricas que são específicas de e-mail marketing e elas se dividem entre antes da abertura e pós abertura.
Isso por que a interação com os e-mails acontece em 2 etapas. A seguir detalhamos cada uma delas.
Métricas Pré Abertura
O que faz com que um e-mail seja aberto? Basicamente fatores como dia, horário, assunto do e-mail e segmentação de leads.
Cada um destes fatores pode influenciar se o e-mail será aberto ou não. Lembra que falamos sobre linguagem adequada para a segmentação? O assunto do e-mail precisa ser atrativo e interessante para a segmentação escolhida.
O assunto do e-mail também pode influenciar se sua mensagem irá ou não para a caixa de entrada do seu lead. Evite usar palavras como “De Graça”, “Virus’, “Alerta” e etc. Pode ser que o provedor de e-mails identifique sua mensagem como spam.
Outro fator é se atentar ao dia e horário e começar a observar os melhores períodos para disparar seus próximos e-mails.
Métricas Pós Abertura
Após o e-mail ser aberto, existem algumas interações que o lead pode realizar com seu e-mail.
No caminho feliz seu e-mail marketing será aberto, clicado e encaminhado. Sonho! Também dá para mensurar isso com o famoso CTR, ou taxa de clique.
Mas nem tudo são flores, e outra interação possível é o descadastro do lead. Todo e-mail marketing deve ter um botão de descadastre-se ao final. É por lá que o lead retira o e-mail dele de listas indesejadas.
Outra terrível possibilidade é receber uma flag de spam do próprio usuário. Para evitar que isso aconteça siga as dicas acima e crie o melhor e-mail possível para seus leads.
Por fim, a estratégia de e-mail marketing para e-commerce pode ser o que está faltando para suas vendas realmente decolarem.
Quer aprender mais sobre e-mail marketing? Aproveite e baixe grátis nosso Guia do E-mail Marketing.
Quer mais conteúdos como este? Deixe de ser só um visitante e se torne um Lead 😉 cadastre-se e receba conteúdos como este toda 5ª em seu e-mail.