A Black Friday 2022 foi muito aguardada por donos de e-commerce na esperança de alavancarem as vendas e aumentar o faturamento.
Assim como ocorreu nos últimos anos, muitas marcas apostaram na antecipação das ofertas e descontos – o chamado “esquenta” Black Friday – para chamar a atenção dos consumidores.
Nos dias 24 e 25 de novembro, as vendas foram tímidas, registrando uma melhora no sábado, 26.
Mas, no geral, os resultados desta Black Friday não foram tão positivos quanto se esperava.
Black Friday 2022: dados
Analisar o desempenho da última Black Friday pode te ajudar a entender melhor sobre o comportamento do mercado e a traçar estratégias mais precisas para o próximo evento e até mesmo para o Natal, que já está cheagando.
Então, vamos aos dados!
Segundo pesquisa feita pela Confi Neotrust, em parceria com a ClearSale, o faturamento dos comércios eletrônicos na Black Friday deste ano caiu 28% em comparação ao ano passado. Além disso, o número de pedidos sofreu queda de 23%.
Apesar da baixa nas vendas nos dias 24 (quinta) e 25 (sexta), o sábado surpreendeu positivamente atingindo a marca de R$ 1, 2 bilhão em transações online.
Contudo, esses números não foram suficientes para superar a Black Friday do ano passado.
Categorias mais vendidas durante a Black Friday 2022
As categorias de produtos que fizeram mais sucesso entre os compradores, figurando entre as mais vendidas são:
- 1º lugar: eletrodomésticos;
- 2º lugar: eletrônicos;
- 3º luar: telefonia;
- 4º lugar: móveis;
- 5º lugar: moda e acessórios.
Formas de pagamento mais utilizadas:
Ainda segundo o relatório da Confi Neotrus, cartão de crédito e PIX foram as modalidades mais escolhidas pelos consumidores na hora de pagarem suas compras.
Por outro lado, o boleto bancário foi o meio de pagamento menos utilizado, conforme você pode conferir abaixo:
- 1º lugar: cartão de crédito, com 55,9%;
- 2º lugar: PIX, com 16,2%;
- 3º lugar: e-wallet, cashback e débito, com 15,2%;
- 4º lugar: boleto bancário, com 12,7%.
Afinal, a Copa do Mundo ajudou ou atrapalhou a Black Friday 2022?
Sem dúvida, a Copa do Mundo do Catar foi um dos fatores que acabou contribuindo para a queda na performance das vendas durante a Black Friday deste ano.
Isso por que a estreia da Seleção Brasileira no jogo contra a Sérvia ocorreu na véspera da ação (24/11), o que dispersou a atenção dos consumidores e influenciou nas primeiras horas de acesso.
No entanto, a Copa do Mundo não pode ser apontada como a única responsável pelo resultado negativo da ação. Afinal, a instabilidade na economia também prejudicou as vendas.
Além disso, também podemos atribuir o fracasso da Black Friday 2022 a velhos problemas que ainda assombram os consumidores na hora de realizar uma compra online.
De acordo com o Reclame Aqui, a plataforma registrou 15.889 queixas relacionadas à Black Friday entre 12h da quarta-feira (23) e 23h59 de domingo (27).
Nesse sentido, os problemas que mais geraram reclamações por parte dos clientes foram relacionados a cupons de desconto inválidos, mau atendimento, erros em entregas, defeitos e indisponibilidade de produtos anunciados.
Quais as lições deixadas pela Black Friday 2022?
Apesar dos problemas mencionados, o índice de reclamações caiu 1,9% em relação ao ano anterior, o que é um bom sinal.
No entanto, ainda é preciso trabalhar melhor o e-commerce para a crescente demanda da data. Além de planejar melhor a parte logística, as empresas também devem focar na jornada de compra dos clientes para otimizar os canais de atendimento e oferecer uma experiência omnichannel.
Por fim, para fortalecer ainda mais a ação no varejo brasileiro, é necessário atuar de maneira mais transparente, eliminando definitivamente as propagandas enganosas e falsas ofertas que comprometem a credibilidade da Black Friday.
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