A Black Friday 2022 vem aí e, nós queremos saber: você já está preparado?
Novembro já está batendo à porta, então, se você ainda não começou a planejar as estratégias da sua empresa, está mais do que na hora.
A data é uma das mais importantes para o varejo brasileiro, já que é considerada um das melhores oportunidades para alavancar as vendas e aumentar o faturamento.
Segundo dados da Ebit-Nielsen, a campanha movimentou 4,2 bilhões de reais durante os seus quatro dias em 2021. Mas a Black Friday deste ano – que será no dia 25 de novembro – deve render um número de vendas muito maior.
Se você também espera vender muito nesta Black Friday, é bom se adiantar, até mesmo para sair na frente da concorrência.
Neste conteúdo, você vai ver as principais estratégias para se preparar e destacar o seu negócio.
Planejamento em primeiro lugar!
A melhor maneira de ter bons resultados com a Black Friday 2022 é planejando. Assim, além de ter mais controle sobre a situação, você também evita imprevistos e dores de cabeça.
Logo, pense com antecedência sobre as ações que sua loja virtual irá adotar, ou seja:
- Qual será o período da promoção? Apenas no dia 25/11? De 25 a 27/11? Durante todo o mês de novembro?
- Quais produtos farão parte da promoção? Os mais vendidos ou aqueles que não têm um desempenho tão bom assim?
- Qual será a política de desconto que você vai aplicar nas ofertas?
- Quais as táticas e ferramentas de marketing digital a serem utilizadas?
- E a logística, ela vai para suportar o grande volume de pedidos que a loja vai receber?
Enfim, esses são apenas alguns dos detalhes nos quais você precisa pensar com antecedência para que tudo ocorra bem na Black Friday 2022.
Como vender mais na Black Friday 2022: melhores dicas de como se preparar
Você já deve ter entendido que esses meses de preparação para a campanha da Black Friday são vitais para os resultados do seu e-commerce.
Por isso, separamos quatro dicas que te ajudarão na fase de planejamento.
Confira e veja como se programar de verdade!
1. Monte o seu estoque quanto antes
Em primeiro lugar, ao preparar o estoque da sua loja virtual, tenha em mente os produtos mais atrativos para o consumidor na Black Friday 2022.
Em seguida, monte o seu estoque o mais rápido possível.
Afinal, comprando com antecedência, você consegue preços melhores e também poderá oferecer preços mais atraentes ao cliente, garantindo uma importante vantagem competitiva.
E por falar em vantagem competitiva, você também pode explorar outros diferenciais, como frete grátis, cashback, brindes, entre outros.
2. Valorize a experiência do usuário
Uma das razões para planejar a Black Friday é entregar a melhor experiência de consumo ao usuário. E para isso, é necessário pensar no processo de compra como um todo, isto é, desde a realização do pedido até a entrega da mercadoria.
Por exemplo, se a página de venda demora para carregar e exibir as informações do produto ou se o item chega avariado ou com atraso ao endereço do cliente, você terá um consumidor insatisfeito, além de avaliações negativas, é claro.
Para evitar que isso aconteça, priorize a experiência do cliente e desenvolva uma estrutura que viabilize uma entrega rápida e eficiente.
Pode valer à pena trabalhar com uma transportadora parceira, que preste um serviço de qualidade, apesar da alta demanda.
3. Aposte na captação e nutrição de leads para vender na Black Friday 2022
Para o alcance de resultados bons e duradouros, é preciso fazer uso das estratégias de marketing digital.
Você pode deve, por exemplo, aproveitar esse momento de planejamento para captar e nutrir leads.
Que tal oferecer um cupom de desconto àqueles que se cadastrarem antes?
Utilize o e-mail marketing para enviar as pré-ofertas da Black Friday 2022 aos clientes da sua base, estimulando-os a acompanhar a comunicação da marca enquanto se preparam para as compras.
Além do e-mail marketing, você também pode utilizar as redes sociais e fazer anúncios para divulgar promoções, chamando a atenção dos potenciais clientes para que eles se lembrem de você quando a Black Friday chegar.
4. Drible o abandono de carrinho no Black Friday 2022
Conforme se sabe, o abandono de carrinho é algo muito comum e também muito prejudicial para as vendas online.
Segundo pesquisa da Opinion Box, 78% dos consumidores brasileiros têm o hábito de abandonar o carrinho e não finalizar a compra.
Por isso, é importante que você esteja preparado para evitar que isso aconteça com você.
Como? Melhorando a experiência do usuário.
Nesse sentido, reduza o tempo de carregamento das páginas, disponibilize uma calculadora de frete antes do checkout, ofereça várias formas de pagamento, etc.
Se ainda assim, o cliente sair do seu e-commerce sem finalizar o pedido, tente recuperar o carrinho.
Use o Remarketing para fazer anúncios focados nos consumidores que já mostraram algum interesse na compra, lembrando-os do seu produto.
Black Friday: cases de sucesso e de fracasso
Agora que você já viu as dicas que nosso time preparou, conheça alguns cases de sucesso para se inspirar e outros de fracasso, que é pra evitar que aconteça com você, ok?
Campanhas bem-sucedidas:
Primeiro, confira as campanhas de alguns e-commerces que fizeram muito sucesso e conquistaram resultados expressivos:
Mercado Livre
O Mercado Livre, referência no mundo do e-commerce, criou uma campanha no início do evento de vendas aqui no Brasil, em 2013.
Investindo em ferramentas como Google Search e Google Display, a marca ofereceu bons preços, frete grátis e parcelamento das compras sem juros.
Desse modo, conseguiu consolidar sua presença no Black Friday, além de aumentar as vendas em 46% em relação ao ano anterior.
Magazine Luiza
Fazendo mistério na sua campanha de Black Friday, em 2017, a Magazine Luiza soube explorar a curiosidade do público a seu favor.
Vendendo online “caixas surpresas” com preços que iam de R$29,00 a R$999,00, a campanha encorajava o cliente comprar a caixa sem saber o que viria dentro.
Eram somente 90 caixas e todas foram vendidas. Dentre os produtos nas caixas misteriosas estavam: cafeteiras, smartphones, TVs 4k e outros eletroeletrônicos.
Nesta ação, além de melhorar as vendas, a marca conseguiu reforçar a confiança do púbico.
Campanhas que deram errado:
Casas Bahia
Na Black Friday do ano passado, a empresa anunciou um smartphone Galaxy Note 20 da Samsung – que originalmente custava cerce de R$ 3.500,00 – por R$700,00.
Mas o que parecia ser uma oferta e tanto foi parar no Procon, já que os consumidores relataram que a empresa cancelou os pedidos após a finalização das compras.
Enquanto isso, nas hashtags redes sociais, os consumidores usaram a hashtag #BlackFraudeCasasBahia.
Por fim, a Black Friday 2022 é uma excelente oportunidade, não só para os consumidores, que esperam o ano inteiro por um desconto considerável, mas também para os lojistas que desejam bombar suas vendas e conquistar novos clientes.
E o segredo para alcançar resultados bons e duradouros está no planejamento.
Se você ainda não começou o seu, ainda dá tempo.
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