Criar uma sequência de e-mails eficaz é primordial para sua estratégia de nutrição de leads.
E a propósito, você já pensou se houvesse uma maneira de manter os seus contatos interessados sem ter que fazer muito esforço?
Bem, devo te contar que com a automação de marketing, isso é possível. Enquanto a ferramenta envia as mensagens aos leads, você pode focar em outras tarefas e no desenvolvimento do negócio.
Mas atenção! Para ter resultados reais, sua sequência precisa ser bem feita, ou seja, requer estratégia.
Por isso, preparamos este conteúdo, para te mostrar como fazer uma sequência de e-mails insuperável em apenas 7 passos.
Confira!
Como funciona a sequência de e-mails?
A automação é um processo de disparo automático de e-mails. Além de aumentar a escalabilidade da comunicação, criar uma sequência automatizada de e-mails promove um relacionamento personalizado com os possíveis clientes do seu negócio.
Em outras palavras, é uma tática eficiente para guiar o lead pelos estágios do funil de vendas até o fechamento do negócio.
E, você pode programar diversos tipos de e-mails como, por exemplo, de boas-vindas, de confirmação de compra, uma mensagem para datas e ações promocionais, etc.
Por que enviar e-mail marketing de forma automatizada?
Investir na automação se e-mails pode ser muito vantajoso para sua empresa, sobretudo por que:
1 – Melhora a produtividade da equipe
Com uma ferramenta de automação de e-mails, sua equipe não precisará mais enviar mensagens uma a uma, já que poderá se comunicar com a sua base em poucos minutos.
2 – Facilita a integração dos times
Além disso, é possível criar otimizações que identificam os leads no final do funil de vendas e já encaminhar para o departamento responsável pelo contato final.
3 – Mais precisão na análise de métricas
O processo de automação garante uma análise mais assertiva, pois as ferramentas geram relatórios com as métricas de e-mail mais relevantes. Por exemplo: taxa de cliques, de abertura, de entrega, entre outras.
4 – Auxilia na fidelização de clientes
O e-mail marketing é um dos canais preferidos dos usuários para receber comunicações de empresas. Portanto, uma boa sequência de e-mails ajuda a construir um relacionamento com os clientes e até mesmo fidelizá-los
Como criar uma sequência de e-mails matadora?
Agora confira os 7 passos para criar e-mails que funcionam de maneira inteligente:
1. Desenhe sua estratégia antes de começar a automatizar
Em primeiro lugar, é preciso planejar. Comece desenhando a jornada do lead pelas páginas. O que acontece quando o lead se cadastra? E após visitar uma página importante?
Para ter mais chances de venda, você precisa pensar também na segmentação, no conteúdo, nos gatilhos de e-mail, nos links, etc.
Enfim, é necessário planejar cada detalhe.
2. Escolha seu destino
Desenvolva duas sequências de e-mails diferentes, uma para os potenciais compradores e outra para os atuais clientes.
Mas, para quê fazer isso?
Basicamente, porque o foco muda depois que eles realizam a primeira compra.
Então, é bom selecionar um destino, para garantir que vai chegar onde pretende.
Mas, ao criar essa estratégia, você dever ter em mente uma imagem clara da experiência ideal que você quer que cada lead tenha antes e após fazer uma compra.
Na prática, imagine a “experiência perfeita” que você quer que cada contato tenha e crie uma breve descrição.
Lembrando que você deve descrever a experiência que você deseja que eles tenham como potenciais clientes e também como clientes.
3. Não se perca durante o trajeto
Conforme dissemos, o resumo que você criou corresponde ao seu destino. Logo, agora é hora de saber o que fazer no caminho.
O que você gostaria que sua sequência de e-mails automatizada fizesse por você? Aumentasse as vendas recorrentes? Gerasse mais confiança? Encurtasse o ciclo de vendas?
Esse é um momento ao qual você deve dedicar tempo, já que estamos falando dos resultados que a automação de e-mails vai produzir.
Vale lembrar que essas metas são apenas uma “lista de desejos” e não devem ser mensuráveis. Logo após terminar sua lista, tente organizar as metas, dividindo-as entre potenciais clientes e clientes.
Se elas refletirem as necessidades do seu negócio, é sinal de que já pode seguir para o próximo passo.
4. Estude meios de atingir esses objetivos
Chegou o momento de executar. Para facilitar, vincule métodos a cada meta da lista que você criou anteriormente.
Por exemplo: “Aumentar as vendas recorrentes” via…
- Desconto exclusivo para clientes?
- Notificações sobre promoções a cada duas semanas?
Enfim, fazendo este exercício, você terá uma lista extensa com ideias.
5. Mapeie a sequência de e-mails
Com caneta e papel na mão, esboce alguns rascunhos dos seus e-mails. Se as primeiras tentativas não derem certo, não se preocupe.
Aos poucos você vai descobrir como guiar potenciais consumidores através das fases do ciclo de compra e solidificar seu relacionamento com seus consumidores.
Embora as metas da sua sequência possam variar conforme o seu modelo de negócios, em termos gerais, certifique-se de que seu marketing de follow up entregue conteúdo que cumpra a visão que você criou no “Passo 2”.
6. Elabore um plano
Neste passo você precisa definir as ações necessárias para alcançar as metas criadas no “Passo3”.
Isso certamente será o conteúdo que você precisa criar como, por exemplo, e-mails ou relatórios gratuitos. Mas também pode haver projetos totalmente novos que você precisa planejar.
7. Avalie os resultados da sua sequência de e-mails
Para mensurar o desempenho dos seus e-mails, você precisa saber os números que envolvem todo o processo. Por isso, listamos abaixo algumas métricas de e-mail que te ajudarão a entender melhor os resultados obtidos:
- Taxa de abertura
- Cliques em links
- Taxa de cancelamento de inscrição
- Tráfego referido por e-mail
- Vendas referidas por e-mail
- Número de leads/tempo
- Tempo médio para compra
- Avaliação média de leads
- Ofertas adicionadas/tempo
Concluindo, esperamos que esse artigo te ajude a criar campanhas de e-mails imbatíveis.
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