Marketing Conversacional é uma tática que ajuda as empresas a melhorarem a comunicação e a experiência de compra de seus consumidores.
Para isso, elas utilizam recursos tecnológicos e inteligentes, que proporcionam uma interação eficiente e imediata com os leads.
Mas, por que se preocupar com isso?
Basicamente, porque quem deseja comprar a solução que sua empresa oferece espera ser atendido na mesma hora.
Em outras palavras, ninguém quer preencher um formulário gigante ou ter que esperar horas por uma resposta. E mais: quando isso acontece, as chances de perder o cliente são muitas.
Se você quer saber mais sobre essa abordagem e aprender a usá-la a favor do seu negócio, continue acompanhando o conteúdo.
Afinal, como funciona o Marketing Conversacional?
A princípio, esse é um conceito que permite escalar a comunicação com os clientes e possíveis clientes, mantendo conversas personalizadas e engajadoras ao mesmo tempo.
Na prática, se um lead ou cliente enviar uma mensagem para sua empresa fora do horário de funcionamento, ele terá retorno imediato. Além disso, poderá interagir com você sempre que quiser.
E o mais interessante é que você não precisa ter um atendente por conta, pois a tecnologia se encarrega de fazer isso.
Além de atender os clientes enquanto você não estiver na empresa, os chatbots poderão atender mais de um cliente ao mesmo tempo.
Se você não sabe o que é um chatbot, estou falando de um canal de comunicação via bate-papo, feita por robô. Ou seja, nada mais é do que um software de automação para envio de respostas rápidas.
E, caso você esteja em dúvida sobre a eficiência do atendimento, já adianto que os bots conseguem atender com rapidez e qualidade. Portanto, essa é uma excelente maneira de estreitar o relacionamento com os clientes.
Aqui é importante frisar que no Marketing Conversacional a experiência do cliente é o foco central de qualquer ação. Sendo assim, esses chatbots são implementados na estratégia de maneira a humanizar e tornar a interação com a marca agradável e fluida.
Esqueça aqueles robôs com atendimento frio e distante pois, para de fato funcionar, você precisará desenhar toda a experiência do cliente no atendimento da sua marca.
Quais as vantagens de adotar esta estratégia?
Ao utilizar chatbots para fazer Marketing Conversacional, você otimiza o seu tempo de resposta, poupa tempo, recursos, melhora a performance da equipe de atendimento e ainda oferece uma experiência de compra mais positiva aos clientes.
Confira a seguir, os principais benefícios de implementar o ferramentas de conversação em sua empresa:
Atendimento mais ágil
Conforme mencionei, os chatbots conseguem atender várias pessoas ao mesmo tempo. Desse modo, você tem uma redução nas filas de espera e, consequentemente, mais clientes satisfeitos. Inclusive, dados do Survey Monkey Audience mostram que cerca de 55% dos consumidores valorizam essa ferramenta justamente pela rapidez na resposta.
Menos custos com atendimento ao cliente
Outra vantagem do Marketing de conversação é que ele permite automatizar o atendimento ao cliente, reduzindo os custos relacionados à contratação de funcionários.
Isso porque com a utilização de chatbots, a empresa pode facilmente trabalhar com uma equipe reduzida.
Estima-se, que o uso de bots pode ajudar as empresas a diminuírem os gastos do relacionamento ao cliente em até 30%.
O Marketing Conversacional personaliza e humaniza a comunicação
Para oferecer uma boa jornada ao público e captar informações importantes, é fundamental prestar uma atendimento humanizado.
Definitivamente, os chatbots não tornam a comunicação robotizada. Muito pelo contrário, já que é possível adaptar a ferramenta conforme a linguagem do seu negócio.
O que faz a diferença neste aspecto é o seu planejamento e criação de um mapa de relacionamento com o cliente que vai determinar as diretrizes para a comunicação mais humana.
Melhora a reputação e reforça a autoridade da marca
Você também pode usar aos chatbots para oferecer as respostas certas e o conhecimento que complementa a tomada de decisão do lead.
Fazendo isso, a empresa ainda estará fortalecendo sua reputação e autoridade no assunto.
Utilizando o Marketing Conversacional para vender mais
Agora que você já sabe o que é Marketing Conversacional que tal começar a fazer vendas conversacionais?
Esse é um conceito que consiste em usar aplicativos de mensagem como, Facebook, WhatsApp, Instagram ou Chat durante a venda.
Com uma API (Application Programming Interface) do WhatsApp, por exemplo, você pode ter vários chatbots e atendentes trabalhando com o mesmo número de telefone, através de uma mesma plataforma de atendimento.
Ou seja, integrando os chatbots às redes sociais e aos demais canais de comunicação da empresa, você pode alcançar mais oportunidades de vendas.
Mas, lembre-se de que é importante identificar onde está o seu cliente e quais são os canais mais usados por eles. Assim, você poderá focar nos canais certos, que tem mais a ver com o perfil do seu público.
Por fim, vale destacar que o Marketing Conversacional é uma forte tendência para a área de atendimento, sobretudo no ambiente digital.
Isso porque os chatbots tem se mostrado relevantes na hora de aliar qualidade e eficiência no relacionamento com o cliente no pré e pós venda.
Portanto, vale muito a pena investir nessa ferramenta e no potencial que ela tem para melhorar a experiência do cliente e gerar novas oportunidades de negócio.
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