O Manychat é um recurso que você não pode deixar de fora de sua estratégia de marketing e vendas.
Ainda mais se você utiliza o Instagram e Whatsapp para conversar e interagir com seus clientes, afinal estamos falando de uma ferramenta de automação de marketing e atendimento por chat.
Você sabe como usá-lo e quais as vantagens dele para o seu negócio?
Continue por aqui para entender tudo sobre este assunto!
Para que serve um chatbot?
Antes de tudo, é bom você entender sobre a aplicação do chatbot.
Os chatbots são softwares que usam Inteligência Artificial para interagir com o usuário em linguagem natural através de aplicativos de mensagens, como WhatsApp, Telegram, Messenger e Skype.
Mas, como os chatbots funcionam?
Basicamente, um chatbot pode operar de duas formas.
A primeira é por meio de respostas pré-definidas em seu banco de dados.
Essas respostas serão enviadas para os usuários à medida que determinados comandos e palavras-chave forem acionados.
A segunda maneira é através de Machine Learning.
Nesse caso, quanto mais os usuários conversarem com o chatbot, mais “inteligente” ele fica, enviando respostas personalizadas e mais precisas.
Esse tipo de chatbot não se limita a interpretar palavras-chave e pode identificar até mesmo a intenção da conversa.
E o Manychat, o que é?
O ManyChat é uma plataforma que permite criar um chat automatizado nas principais plataformas de mensagem do mercado como o inbox do Instagram, messenger do Facebook e até mesmo o Telegram e Whatsapp..
Utilizando-a, você consegue aproveitar o destes canais para criar ações de marketing que ajudarão seu negócio a alcançar diversos objetivos de marketing.
A plataforma é uma parceira reconhecida do grupo Meta e lidera o mercado americano de Chat Marketing. Recentemente o Instagram anunciou a funcionalidade de envio de mensagens em massa através do inbox e no Manuchat essa função já está disponível. É basicamente um e-mail marketing dentro da rede social!
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Conheça as funcionalidades do Manychat
Se você quer usar o Manychat para lançar suas campanhas de envio de mensagens e melhorar o atendimento, primeiro, é necessário se cadastrar na plataforma.
Em seguida, basta configurar a suas redes e pronto.
Agora, confira algumas das funcionalidades da ferramenta e veja o que você pode fazer com ela:
– Dashboard: é o painel de controle onde você gerencia sua lista de usuários cadastrados.
– Automação: serve para criar respostas automatizadas para realizar interações instantâneas com qualquer pessoa no inbox do Instagram, Messenger, Telegram e Whatsapp. Há também o recurso de criar um chat no seu site.
– Audience: permite analisar os usuários e conhecer o perfil das pessoas que interagem com suas automações.
– Live chat: recurso usado para interação direta com os usuários. Você tem a opção de responder pessoalmente ou deixar as respostas programadas. Outra atividade interessante é que o operador consegue pausar ou iniciar fluxos de automação com o cliente durante a conversa.
– Broadcast: possibilita enviar mensagens para uma grande quantidade de usuários, como se fosse uma campanha de email marketing.
Mas o grande diferencial é que é possível definir intervalos de tempo entre as mensagens, gerando diálogos com os usuários.
Além disso, as taxas de abertura e de clique do Manychat são excelentes!
– Growth Tools: função que possui diversos recursos para capturar e nutrir leads como, por exemplo, landing pages, botões de interatividade, integração com anúncios e seu site.
Ideias de estratégias para alavancar o seu negócio com o Manychat
Como você pode perceber, o Manychat é uma ferramenta poderosa que abre infinitas possibilidades para o seu marketing.
Para que você possa aproveitá-lo em suas campanhas da melhor maneira, trouxemos algumas estratégias que poderão te inspirar. Confira!
1. Ferramenta de chatbots simples
A primeira tática consiste em usar o Manychat como ferramenta de chatbot, com perguntas e respostas personalizadas toda vez que um usuário entrar em contato com sua empresa ele poderá realizar a triagem antes de repassar a um humano ou em muitos casos o atendimento como um todo.
2. Usar o manychat como um e-mail
Você também pode utilizar a ferramenta para criar sequências de e-mails e enviar conteúdos ricos para sua base de leads. Quer uma dica? Aproveite o Manychat para oferecer materiais de grande valor pra sua audiência.
3. Pop-ups no site
Outra estratégia bastante promissora é exibir um poup-up do Manychat para perguntar ao usuário que está indo embora do seu site se ele gostaria de receber seus conteúdos.
Em caso positivo, faça com que essa pessoa se inscreva na plataforma e aproveite para trabalhar essa audiência.
4. Listas de Transmissão
Crie uma lista exclusiva e utilize o Manychat também como mala direta para envio de promoções e outros benefícios. Mas lembre-se, a pessoa tem que estar de acordo para receber esse tipo de informação.
5. Perguntas e respostas no Manychat
Além disso, é possível usar o chatbot do Messenger para otimizar o tempo e esforço no atendimento ao cliente. Para isso, elabore um fluxo de perguntas e respostas e envie ao cliente alguma página com a solução para o problema dela.
Lembrando que você pode aplicar a ferramenta com este objetivo para a área de suporte, vendas, etc.
6. Vincular um post com uma ferramenta de growth tool
Crie um post com uma promoção ou que tenha uma chamada para interação. Este poderá ser o gatilho que dará início a uma conversa no inbox dos seus seguidores. A partir daí a ferramenta oferece diversas soluções para tornar a conversa agradável ao usuário e útil ao seu negócio.
Essa tática coloca o usuário na sua base, tornando-o um novo lead. Além do mais, você ainda pode patrocinar esse post pra atingir o máximo de pessoas possíveis e maximizar o resultado.
E então, gostou das dicas?
O objetivo desse artigo é te ajudar a utilizar o Manychat de forma eficiente. Por isso, sugerimos essas estratégias de marketing para você aplicar dentro do Facebook Messenger, usando a ferramenta.
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