Conheça o famoso marketing de atração, o inbound marketing que faz com que os clientes vão até às empresas.

Há algum tempo o Inbound Marketing vem ganhando força no mercado digital, isso se deve ao fato de que esse novo jeito de se planejar e executar as estratégias digitais tem dado muito certo. Em suma o termo surgiu no Estados Unidos no fim da década passada, em 2009. Ou seja, há quase 10 anos já se fala e se faz Inbound Marketing

Mas se você ainda não tinha ouvido falar a respeito, não se preocupe, o inbound marketing só veio dar as caras por aqui nos últimos 4 ou 5 anos. Para se ter uma ideia, ainda são poucas as agências digitais a oferecer essa fantástica estratégia.

Neste post você vai conhecer um pouco sobre o inbound marketing, SEO, funil de vendas e como a sua empresa poderá vender mais com a ajuda de tudo isso!

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Como Funciona?

Ao contrário das demais estratégias que já estamos acostumados a ver e praticar, no inbound marketing é o cliente que vem até à empresa e não o contrário. Isso porque o relacionamento entre os dois começa bem antes de um tomar conhecimento sobre o outro. Pense bem, quando você tem um problema, uma pia entupida, um aparelho eletrônico com defeito ou o seu carro não quer ligar, o que você faz primeiro? Busca no Google.

É quando a estratégia começa a funcionar. O cliente parte de um problema e busca uma solução que a sua empresa oferece, maravilha, temos um novo cliente certo? Nem tanto. Não basta a sua empresa oferecer a solução para o cliente que a está buscando, ela precisa estar “visível” aos olhos dele. E que melhor lugar para ser encontrado do que a primeira página do google? É lá que o seu site precisa estar quando o cliente buscar pela solução que você oferece.

Funil de Vendas

Já parou pra pensar em todas as etapas que o cliente percorre até o momento de realizar a compra do seu produto ou serviço? Em marketing digital e principalmente no inbound marketing, utilizamos o funil de vendas. Ele tem esse nome porque o gráfico que ilustra todo o procedimento se baseia em um funil onde os visitantes do seu site se tornarão leads que posteriormente serão qualificados até se tornarem oportunidades que estarão mais predispostos a serem os seus clientes.

Tudo isso também tem a ver com as etapas do funil de vendas que são atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Vamos falar sobre cada uma delas a seguir:

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Atrair

É o primeiro estágio e por isso normalmente chamamos de topo de funil. O objetivo nesta etapa e atrair o máximo de visitantes possível para o site da sua empresa. As formas de se realizar essa atração são várias, posts em redes sociais, disparos de e-mail marketing, campanhas em google adwords e facebook ads e etc. Note que o que estaremos promovendo nesta etapa são conteúdos relevantes para o seu “futuro” cliente e não um artigo falando sobre a história sua marca, ele ainda não está pronto para isso ok?

Converter

Na etapa de conversão começamos a “filtrar” os visitantes do site coletando dados como nome, e-mail, telefone e etc. No entanto as pessoas só deixarão seus dados em troca de algo que poderá ser útil no seu dia a dia. Ou então caso tenham gostado muito do seu conteúdo e queiram recebê-lo com recorrência em sua caixa de entrada. Com a coleta desses dados começamos a construir uma base de leads que já se mostrou mais interessada nos conteúdos que a sua empresa tem a oferecer, ótimo não?

Relacionar

Manter o diálogo sempre aberto é o segredo para se ter uma audiência engajada. É o momento da sua empresa manter contato por e-mail com a base de leads. Semanalmente ou com uma recorrência que seja agradável, é fundamental enviar conteúdos interessantes, dar dicas ou pedir a opinião dos leads. Enquanto se relaciona, sua empresa estará qualificando os leads para um futuro momento de venda.

Vender

O grande momento é chegado e sabe o que sua empresa terá de fazer nesta etapa? Vender. Simples assim e com um esforço muito menor por serem vendas realizadas para leads qualificados ou oportunidades. Estes estão muito mais inteirados sobre sua marca, produtos, soluções e até mesmo a história da sua empresa, agora sim!

Analisar

Venda realizada, fim das etapas do funil de vendas certo? Nada disso, estamos falando de marketing digital, mais especificamente de inbound marketing e aqui os dados são a base de tudo. Por isso analisar cada etapa é fundamental. Das vendas realizadas, quanto tempo foi gasto para se qualificar os leads? Qual foi o nosso esforço de venda? E o CAC (custo de aquisição de cliente)? Esses dados serão a base para otimizar toda a estratégia de inbound marketing e dessa maneira otimizar os custos.

E os resultados são imediatos?

Claro… que não! Trabalhar com conteúdo além de tempo, esforço e dedicação também exige um tempo maior para se ter o retorno. Mas calma, vale e muito a pena investir em inbound marketing. Pense bem em quanto você investe (ou deveria estar investindo) em Google Adwords para o seu site aparecer na primeira página do Google?

Agora imagine, daqui a um ano seu site lá, no primeiro resultado sem pagar nada por isso! É apenas uma das vantagens do inbound. Graças ao SEO (Search Engine Optimization) otimização de conteúdo para buscadores, o google entende que o seu site é referência no assunto pesquisado por seu cliente e por isso ele mostrado primeiro. Com a frequente rotina de postagens, criação de materiais e aumento do tráfego o seu site passa a ser mais relevante do que outros e por isso é melhor posicionado.

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Conteúdo

Ainda não tinha falado sobre isso!? Então, sua empresa vai precisar gerar conteúdo, muito conteúdo, muito mesmo e o principal, com qualidade! É através dele que faremos toda essa engrenagem do inbound marketing funcionar lindamente. Os formatos são diversos, blog posts, e-books, whitepapers, webinars e uma infinidade de possibilidades de atrair seu cliente por meio de sua “dor”, falar sobre assuntos que lhe são importantes e no momento certo, apresentar a solução.

Muita coisa?

A gente sabe, mas o primeiro passo foi dado. Você já leu todo esse conteúdo e por isso, vamos te presentear com nosso lindo E-book que fizemos em parceria com o pessoal da Resultados Digitais. Nele você poderá se aprofundar ainda mais sobre o assunto e conhecer as diversas possibilidades e os grades benefícios do inbound marketing para a sua empresa.

Faça download aqui: E-Book Uma introdução sobre Inbound Marketing

E por enquanto é só, esperamos você em breve aqui no #blog. 😉

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